Instituto de Oceanografia convida para a defesa pública de Memorial Descritivo do professor Dr. Mauricio Magalhães Mata para fins de promoção à Classe E (Professor Titular), na Carreira de Magistério Superior. 

 
Data: 05/09/2017
Horário: 14:00h
Local: Anfiteatro João Rocha, Campus Carreiros, FURG
 
Comissão Especial de avaliação:
 
Prof. Dr. José Luiz Lima de Azevedo (FURG - Presidente)
Prof. Dr. Luiz Ângelo Sobreiro Bulla (IFRS)
Prof. Dr. Jefferson Cardia Simões (UFRGS)
Prof. Dr. Ronald Buss de Souza (INPE-Santa Maria)
Edital 03/2017 no link abaixo para seleção de estágio para a Biblioteca Setorial do IO.
 

Segue abaixo edital Processo Seletivo de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Aquicultura

Edital

Segue abaixo link com Edital para ocupação de vaga de estágio no Instituto de Oceanografia.

EDITAL ESTÁGIO IO

 

  Abaixo segue link para o Edital Emergencial Programa de Pós-Graduação em Aquicultura.

EDITAL EMERGENCIAL

O C3-FURG conjuntamente com pessoal do IO-USP e POLI-USP, que fizemos parte do INCT-Mar COI, estamos organizando a segunda edição do WTSUB - Workshop de Desafios Tecnológicos em Computação e Automacão para o Ecossistema Costeiro e Oceânico (http://emicro.c3.furg.br/workshop) que acontecerá no dia 03/05 durante todo dia no CIDEC-FURG. A ideia do evento é ser um forum nacional de discussão a respeito do uso de computação e automação para as ciencias do mar. As inscrições serao gratuitas feitas por do link no site do evento.

O  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou ampla reportagem a respeito das atividades do Projeto PELD desenvolvido por pesquisadores da FURG, e da recente publicação contendo resultados integrados de 20 anos de estudo sobre o ecessistema do Estuário da Lagoa dos Patos. O trabalho foi divulgado em edição especial de periódico internacional de pesquisas em biologia marinha, o Marine Biology Research (http://www.tandfonline.com/toc/smar20/13/1?nav=tocList&).

Leia a íntegra da reportagem no site do CNPq (www.cnpq.br)

Estudo realizado pela Oceanografia Biológica da FURG mostra como o pulso hidrológico pode promover a conectividade trófica entre diferentes compartimentos (marinho, estuarino, doce) de um ecossistema costeiro. Além de avançar o entendimento dos fluxos de matéria e energia entre teias alimentares de ecossistemas costeiros, o estudo fornece informações sobre a relevância ecológica dos pulsos de inundação em lagunas costeiras e suas implicações para a gestão de áreas protegidas, como o Parque Nacional da Lagoa do Peixe no extremo sul do Brasil.

A pesquisa foi publicada hoje na revista Marine Ecology Progress Series e foi elaborado pelo Laboratório de Ictiologia do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, em parceria com outros laboratórios no Brasil (Ecologia do Fitoplâncton e de Microorganismos Marinhos, IO-FURG e Centro de Isótopos Estáveis - UNESP) e exterior (Texas A&M University e University of North Texas).

Maiores informações no link: http://www.int-res.com/abstracts/meps/v567/p17-28/

Interessados em obter uma cópia do trabalho, solicitar diretamente com os autores (amgarcia.ictiofurg@gmail.com) ou via Messenger no facebook (Alexandre Garcia)

A Instituto de Oceanografia tem o prazer de convidá-lo para a defesa pública de Memorial para ascensão à Classe E (Professor Titular), na Carreira de Magistério Superior no âmbito da FURG, dos Professores:

Gilberto Fillmann
Horário: 8:30h

Wilson Francisco Britto Wasielesky Junior
Horario: 10:00h

Data: 28/11/2016
Local: Anfiteatro João Rocha

Banca Examinadora:
João Yunes Sarkis (IO-FURG, Presidente)
Ronaldo Cavalli (UFRPE)
Ronald Buss de Souza (INPE-Santa Maria)
Cesar Valmor Rombaldi (UFPEL)

A seleção de novembro/dezembro de 2016 do Programa de Pós Graduação em Oceanografia Biológica/FURG está lançada!

As inscrições para os níveis mestrado e doutorado podem ser feitas de 17 de outubro a 10 de novembro, e a seleção ocorrerá de 28 de novembro a 01 de dezembro. Candidatos aprovados poderão ingressar no primeiro semestre de 2017.

São candidatos os portadores de diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior (para nível mestrado) e de curso de mestrado (para nível doutorado) em áreas afins à Oceanografia Biológica.

Informamos que será possível realizar as provas de MESTRADO em Rio Grande (RS), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Recife (PE), Belém (PA) e Caracas (Venezuela). A seleção de DOUTORADO será realizada apenas em Rio Grande.

Para ler os editais e se inscrever online, acesse http://www.siposg.furg.br/curso/901 (mestrado) e http://www.siposg.furg.br/curso/902 (doutorado).

Estão abertas as incrições para o Processo Seletivo 2017 - PPG em Gerenciamento Costeiro até o dia 31/OUT/2016, no site http://www.siposg.furg.br/curso/977

O trabalho de pesquisa do Professor Lauro J. Calliari do Instituto de Oceanografia da FURG foi um dos destaques na reportagem publicada na Folha de São Paulo sobre pesquisas na Ilha de Trindade. Para saber mais sobre o trabalho e a matéria, veja o link:

http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2016/09/1814199-pesquisadores-cacam-de-tudo-na-longinqua-ilha-da-trindade.shtml

O título de Professor Emérito foi outorgado pelo Conselho Universitário em sua reunião de 23/09/2016. O Professor Haimovici receberá a distinção na Assembleia Universitária comemoração aos 47 anos da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, no dia 11 de outubro. O convite oficial foi feito pela reitora Cleuza Maria Sobral Dias na manhã desta segunda-feira, 26, no Gabinete da Reitora.

Haimovici recebeu o convite juntamente com o professor Luis Gustavo Cardoso, que fez a indicação do nome à direção do Instituto de Oceanografia, e o diretor do IO, professor José Henrique Muelbert. Haimovici lembrou que continua trabalhando, voluntariamente, mesmo aposentado e agradeceu o reconhecimento. Muelbert, por sua vez, disse que o IO está numa fase de homenagear os fundadores do curso, entre eles Jorge Pablo Castello (Professor Emérito em 2015) e Haimovici, que foram construtores do primeiro curso voltado aos estudos dos oceanos no Brasil.

Para o vice-reitor Danilo Giroldo, este título preza não só o fato de o homenageado dispor-se a continuar trabalhando, mas principalmente, a produção acadêmico-científica de grande contribuição para o desenvolvimento da ciência e a formação de gerações de profissionais, requisitos aos quais o professor Haimovici, segundo Giroldo, responde plenamente. A reitora Cleuza Dias também ressaltou a importância do trabalho do homenageado na Instituição em mais de 35 anos de trabalho e no desenvolvimento da Oceanografia no Brasil.

  O PPG em Gerenciamento Costeiro - PPGC convida a toda a Comunidade Acadêmica para palestra intitulada "Avaliação da Gestão Costeira no Brasil com base na análise do Decálogo para a Gestão" a ocorrer no dia 27/09, terça-feira, às 16h30 no auditório João Rocha (prédio da PROPLAD). A palestra será ministrada pela Prof.ª Dr.ª Marinez Eymael Garcia Scherer (UFSC).

É com satisfação que o PPG em Gerenciamento Costeiro vem convidá-los(as) para as defesas de dissertação do Programa que ocorrerão nessa semana (maiores informações nos convites em anexo):

49ª Defesa - Paulo Sérgio Mansija Pinto

Título: "A violação das Áreas de Preservação Permanentes junto aos arroios urbanos no Sistema Municipal do Meio Ambiente do Município de Rio Grande - RS"

Orientador: Prof. Dr. Carlos André Hüning Birnfeld

Data: 26/09 (segunda), às 14h | Sala 3201, Pav. 3, Campus Carreiros

-----

50ª Defesa - Rafael Santos Lobato

Título: "Delimitações e Possibilidades para Implantação de PMGC - Perspectivas a partir do contexto dos Municípios de Rio Grande - RS e São Luís - MA"

Orientador: Prof. Dr. Carlos André Hüning Birnfeld

Data: 26/09 (segunda), às 16h | Sala 3201, Pav. 3, Campus Carreiros

-----

51ª Defesa - Aline Sartório

Título: "Subsídios para o aprimoramento do Desempenho Ambiental no Porto do Rio Grande rumo à sustentabilidade portuária"

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Dione Iara Silveira Kitzmann

Data: 28/09 (quarta), às 09h | Sala 3108, Pav. 3, Campus Carreiros

-----

52ª Defesa - Ana Maria Belarmino Mizael

Título: "O Contexto Espacial do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, RS - Brasil"

Orientador: Prof. Dr. Marcelo Dutra da Silva

Data: 28/09 (quarta), às 14h | Sala 1201, Pav. 1, Campus Carreiros

-----

53ª Defesa - Bruna Tonello Barreto

Título: "Subsídios para o Planejamento Territorial com Base Ecossistêmica: Estudo de Caso na Universidade Federal do Rio Grande - Campus Carreiros"

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Dione Iara Silveira Kitzmann

Data: 29/09 (quarta), às 08h | Sala 3105, Pav. 3, Campus Carreiros

-----

54ª Defesa - Rafael Martins Pinheiro

Título: "Paisagens ameaçadas da Restinga da Lagoa dos Patos (RS), na perspectiva dos investimentos em petróleo e gás"

Orientador: Prof. Dr. Marcelo Dutra da Silva

Data: 30/09 (sexta), às 14h | Sala 4101, Pav. 4, Campus Carreiros

 O Prof. Dr. Paulo Calil, lotado no Instituto de Oceanografia da FURG, apresentará no dia 26/SET a palestra "Frontal Instabilities in the South Atlantic Subtropical Front and their Impact on Phytoplankton Blooms" no "State Key Laboratory of Marine Environmental Science" da Universidade de Xiamen.

 

 

  • Porto realiza simulações para homologação do canal de acesso

    A Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), junto com a Marinha do Brasil, a Praticagem da Barra, a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e empresas de engenharia naval e portuária especializadas (Oceânica e Internave), estão executando um conjunto de estudos técnico-científicos visando à homologação do novo calado do canal de acesso ao porto. Na última semana, uma comitiva formada por representantes destas instituições esteve na sede da Empresa Oceânica Offshore, em São Paulo, para realizar simulações.

    No simulador de navegação Nautilus, foram executadas mais de 50 simulações de entradas e saídas de navios na Barra do Rio Grande, sob as mais diversas condições climáticas, desde situações amenas até condições críticas de vento; intensidade e sentido de corrente e altura de ondas. Todas as manobras foram executadas pelos práticos da Praticagem da Barra, com o acompanhamento da Suprg, Marinha e Furg. 

    Os resultados dessas simulações serão juntados aos estudos já executados, como modelagens matemáticas, análises das condições locais diante da Norma Brasileira e das convenções marítimas internacionais, e possibilitarão a determinação do melhor calado para o porto do Rio Grande, dentro das condições seguras de navegação.

    “A simulação das operações de navegação vêm se tornando ao redor do mundo um importante procedimento técnico para sustentar decisões marítimas e portuárias, sendo uma ferramenta essencial na tomada de decisões nessa área”, destacou o superintendente do porto, Dirceu Lopes.

    O Laboratório de Oceanografia Costeira e Estuarina da Furg desenvolveu a primeira fase do projeto de avaliação das condições de navegabilidade do canal de acesso ao porto rio-grandino e após as obras de modernização. Segundo a professora Elisa Helena Fernandes, que coordena o projeto, a realização deste estudo com base em ferramentas numéricas e de simulação em ambiente virtual é inédita no Brasil e representa uma importante contribuição para estudos relacionados ao desenvolvimento de atividades portuárias no País.

    Conforme o capitão-tenente da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, Leonardo Sodré, a Capitania participou da simulação como observadora, para que após a análise do relatório final possa, junto com a Suprg e a Praticagem da Barra, estabelecer as melhores condições para a Segurança do Tráfego Aquaviário no porto do Rio Grande.

    O presidente da Praticagem da Barra do Rio Grande, Reginaldo Pantoja, reforçou que o objetivo da equipe de práticos envolvida na simulação para homologação do canal do porto é colaborar com a autoridade portuária e a autoridade marítima nos estudos de execução e análise de manobras.

  • Experiência Embarcada para Capacitação Docente

      A FURG promove, em conjunto com o Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar – PPG-Mar, atividades de experiência embarcada para capacitar docentes de instituições de ensino superior de todo o país. O programa de Experiência Embarcada, que em anos anteriores capacitou perto de 500 estudantes de todo o Brasil, desenvolve agora esta nova iniciativa, que envolve a formação de multiplicadores, com especial atenção para a qualificação de docentes que atuam com experiência embarcada em suas instituições de origem. Nestas duas etapas iniciais participam das atividades a bordo do NOc. Atlântico Sul um total de 24 docentes, divididos em dois embarques, o primeiro já realizado entre 16 a 20 de julho e o segundo previsto para de 23 a 27 próximos. Os participantes atuam em cursos de graduação em Engenharia de Pesca, Biologia Marinha e Oceanografia de 14 estados costeiros.

      A iniciativa da FURG e do PPG-Mar busca padronizar e qualificar o ensino de práticas e técnicas em equipamentos oceanográficos, conhecimento indispensável para a atuação dos profissionais das Ciências do Mar, área estratégica para o desenvolvimento econômico e social do país, com interesse especial em operações relacionadas com a conservação e exploração de recursos costeiros e marinhos.

  • Dia de Limpeza
    Dia de Limpeza
  • Degustação

    O Projeto Anchoita foi apresentado no 6o. Congresso Mundial de Pesca em Edinborough, Escócia, de 7 a 14 de maio de 2012. A apresentação foi de forma um tanto diferente, com uma degustação, apresentação de palestra e video.

    Maiores detalhes podem ser lidos na divulgação a imprensa aqui organizada pelo próprio congresso e no link onde há divulgação dos resultados.

    http://www.worldfishing.net/news101/forage-fish-affordable-and-sustainable

    Veja o video sobre o Projeto Anchoita

     

    Clique aqui para baixar FINAL-V4.pdf

     

    Clique aqui para baixar Degustação_1.jpg

     

    Clique aqui para baixar Degustação_2.jpg

     

     


  • Livro lançado no IO-FURG

    Uma confraternização no IO-FURG marcou o lançamento e distribuição do livro  “Estudos Oceanográficos: do instrumental ao prático”. A obra surgiu a partir do projeto “Amazônia Azul: a experiência embarcada”, desenvolvido durante quatro anos pela FURG em parceria com a então Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap), hoje Ministério da Pesca e Aquicultura. O projeto envolveu mais de 300 alunos dos Cursos de Oceanografia de 12 instituições de ensino superior em cruzeiros realizados no Navio de Pesquisa Oceanográfica Atlântico Sul da FURG. A obra foi organizada pelo professor Danilo Calazans com a colaboração de vários colegas do IO-FURG.

  • Quanto de vida existe no fundo marinho?

    O Censo da Vida Marinha (CoML, em inglês) foi um esforço multi-nacional que durou uma década e tinha como objetivo avaliar e explicar a vida nos oceanos. Pesquisadores de mais de 80 países coletaram e compartilharam grande volume de dados e análises. A partir destes levantamentos, um time de 24 pesquisadores desenvolveu um modelo estatístico que preve a biomassa de organismos bentônicos com dados coletados em 175 estudos diferentes. O link abaixo apresenta mais informações sobre esta iniciativa, e o resultado deste modelo que mostra um mapa global da biomassa bentônica prevista para o fundo marinho.

    Fonte:National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA)

Subcategorias