O resultado final da seleção do estágio no IO, edital 4, pode ser conferido clicando aqui.

O “Ciências do Mar I” já está a caminho de Rio Grande e é um dos quatro navios que vão auxiliar na capacitação embarcada de estudantes nas quatro regiões do Brasil.
Para mais informações e fotos veja: www.furg.br/index.php?id_noticia=30369

Divulgação do cronograma de entrevistas do edital de estágio do Instituto de Oceanografia. 

Clique aqui para acessar o cronograma.

No artigo intitulado “Mamíferos Marinhos do Sul como platarforma de monitoramento ambiental” a Revista da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar – SECIRM destaca pesquisa com mamíferos marinhos na Antartica da pesquisadora do IO-FURG Dra. Mônica Muelbert.

Veja as páginas de 16 a 19 no link abaixo:

https://www.mar.mil.br/secirm/publicacoes/infocirm/2017/abr/index.html

O novo navio de ensino da FURG está a caminho de Rio Grande. O navio oceanográfico "Ciências do Mar 1" faz parte de um conjunto de 4 navios que atuarão na costa brasileira permitindo a experiência embarcada para estudantes de graduação de vários cursos da Área das Ciências do Mar.
Construído no Ceará você pode seguir a viagem para casa do "Ciências do Mar 1" pelo site Marine Traffic:

https://www.marinetraffic.com/en/ais/details/ships/shipid:5049794/mmsi:710002252/vessel:CIENCIAS%20DO%20MAR%201

EDITAL DE ABERTURA DE VAGA PARA ESTÁGIO REMUNERADO NÃO OBRIGATÓRIO – Nº 04/2017 – IO

CLIQUE AQUI PARA ACESSO AO EDITAL

 Para acessar o Resultado Final da Seleção de Estágio Remunerado Não Obrigatório Edital Nº 02/2017 – IO, clique aqui

  Em comemoração aos 15 anos da Pós-graduação em Aquicultura da FURG, no dia 21 de junho o Dr. Tzachi Samocha (Texas A&M University) irá ministrar a palestra "Sustainable shrimp production to the next decades". A palestra será ministrada no auditorio da Estação Marinha de Aquicultura as 14:00 horas.

Segue abaixo o Cronograma com as entrevistas para vaga de Estágio na Biblioteca Setorial de Oceanologia.

Cronograma

 

Realizado de 6 a 8 de junho em São José dos Campos, São Paulo, o I Workshop Brasileiro para Avaliação  de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução do Risco de Desastres  foi organizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais  (CEMADEN)  do Ministério de Ciência e Tecnologia.

 No eixo temático de Educação e Comunicação para Prevenção de Riscos de Desastres, foi premiado na categoria pôster  o trabalho de Raquel Siqueira,  Delvonei Andrade e Ícaro Aronovich da Cunha, os dois primeiros pesquisadores do IPEN (Instituto de Pesquisa em Energia Nuclear da USP)  e o último professor do curso de Gestão Ambiental e do Mestrado em Gerenciamento Costeiro, do IO FURG.

O trabalho comunica resultados de pesquisa sobre o processo de preparação da comunidade dentro do plano de emergência externo da Central Nuclear de Angra dos Reis, para o caso de vazamento nuclear. A pesquisa se orientou pela literatura de comunicação e percepção dos riscos, realizando uma avaliação sobre o nível de informação de multiplicadores do plano e de membros de comunidades locais.

Na discussão a partir dos resultados dos levantamentos realizados, o trabalho oferece recomendações para melhorias no processo de comunicação dos riscos, já que a pesquisa constatou limitações no nível de informação do público e também a necessidade de construir maior confiança em relação ao sistema  organizado e as instituições responsáveis. 

O trabalho é reconhecido como uma contribuição estratégica pela Coordenação do Plano de Emergência Nuclear em Angra, para quem a pesquisa oferece importantes  orientações a serem aproveitadas nas próximas etapas do processo destinado a difundir os procedimentos necessários  em caso de acidente nuclear, a fim de garantir a segurança da população.   O pôster pode ser acessado no site www.hidroviasustentavel.com .