A Associação Brasileira de Biologia Marinha (ABBM) concedeu a Medalha “Biologia Marinha Brasil” para o dr. Ulrich Seeliger, professor titular do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A Medalha Biologia Marinha Brasil é uma distinção criada pela ABBM para prestigiar pesquisadores que tenham oferecido grandes contribuições ao desenvolvimento da área ao longo de suas carreiras. A entrega ocorreu na terça-feira, 17, no Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, realizado em Natal-RN até a quinta-feira, 19.

Nascido na cidade de Rinteln na Alemanha, em 1944, o prof. Seeliger formou-se em Farmácia na cidade de Harnover em 1968 e graduou-se em Botânica pela Universidade de Durham (Inglaterra) em 1972. Após concluir seu mestrado e doutorado pela Rutgers University (E.U.A), foi contratado pelo antigo Departamento de Oceanografia (hoje Instituto de Oceanografia) em 1977, tendo sido um dos responsáveis pela criação e o primeiro coordenador do Curso de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica da FURG – o primeiro de pós-graduação na Instituição.

Autor de dez livros publicados no Brasil e no exterior, o prof. Seeliger redigiu 67 artigos para revistas científicas e capítulos de livros nacionais e internacionais, e foi coautor de cerca de uma centena de painéis e resumos apresentados em eventos científicos.

Um pouco do trabalho do pesquisador pode ser conferido nos documentários “Litoral Selvagem - Uma aventura nos confins do Brasil” e “Um Mar quase doce”, disponíveis para download no site http://www.ecomidia.pro.br/videos.html.

Além do prof. Seeliger, a Medalha “Biologia Marinha Brasil” também foi concedida este ano para outras três personalidades: dr. Edmundo Ferraz Nonato (USP), dr. Eurico Cabral de Oliveira Filho (USP) e drª. Maryse Nogueira Paranaguá (UFRPE).