O prof. dr. Ulrich Seeliger, do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (IO/FURG), recebeu na tarde desta sexta-feira, 27, a Medalha "Biologia Marinha Brasil", criada neste ano pela Associação Brasileira de Biologia Marinha (ABBM) para prestigiar pesquisadores que tenham oferecido grandes contribuições ao desenvolvimento da área ao longo de suas carreiras.

A solenidade de entrega pela ABBM ocorreu no dia 17 de maio, durante o Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, em Natal-RN, mas o professor Seeliger foi representado no evento pelo coordenador do curso de Oceanologia prof. Luiz Carlos Krug, por estar em viagem à Alemanha, onde nasceu.

A medalha foi entregue ao prof. Ulrich por seu ex-aluno e professor do IO-FURG, Cesar S. B. Costa. Além da medalha, o professor recebeu uma placa com homenagem da ABBM. O momento reuniu docentes, técnicos-administrativos e discentes na secretaria do IO/FURG.

Prestes a completar 35 anos de atividades na FURG, o prof. Seeliger - graduado em Farmácia (Alemanha) e em Botânica (Inglaterra), com mestrado e doutorado nos Estados Unidos se disse feliz pela distinção e agradeceu a acolhida encontrada em Rio Grande. "Em nenhum momento senti que deveria sair do Brasil. Foi um desafio de não se jogar fora", afirmou, ao receber a medalha.

Para o diretor do IO/FURG, prof. dr. Carlos Alberto Eiras Garcia, a distinção é o reconhecimento a um dos principais pesquisadores do país em Oceanografia Biológica, área da primeira pós-graduação da FURG, que o prof. Seeliger ajudou a criar. "Ele atingiu todos os patamares dentro da carreira acadêmica", destacou, referindo-se aos livros, artigos científicos, vídeos, congressos e formação de acadêmicos que compõem o currículo do homenageado.

A Medalha Biologia Marinha Brasil, que será bianual, também foi concedida aos doutores Edmundo Ferraz Nonato (USP), Eurico Cabral de Oliveira Filho (USP) e Maryse Nogueira Paranaguá (UFRPE).