Protocolos para o Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros - Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros - ReBentos. Organizadores: Alexander Turra e Márcia Regina Denadai. Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, 2015.  258p.: il. ISBN (e-book): 978-85-98729-25-1.http://www.producao.usp.br/handle/BDPI/48874
 
 
O E-Book é fruto do trabalho da Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos), vinculada à Sub-Rede Zonas Costeiras da Rede CLIMA e ao INCT- Mudanças Climáticas.

Com a participação de cerca de 100 autores pesquisadores brasileiros, o livro apresenta propostas metodológicas para o monitoramento contínuo e de longo prazo em ecossistemas bentônicos existentes na costa brasileira. 

Dado que essa é uma proposta de  longo prazo que deverá ser executada pelo maior número de grupos de pesquisa, cobrindo de forma mais completa possível toda a variação latitudinal da costa, os métodos apresentados foram definidos buscando-se presteza, simplicidade dos procedimentos e baixo custo, favorecendo sua ampla aplicação.

A partir desse produto, todos os pesquisadores vinculados ou não à ReBentos, poderão desenvolver, de forma padronizada e comparativa, pesquisas com diferentes habitats bentônicos nas diferentes regiões da costa brasileira.
 
A elaboração de protocolos amostrais de campo foi, desde o início da constituição da ReBentos, uma de suas prioridades. 
 
O processo, elaborado ao longo  dos últimos 4 anos, foi construído a partir de discussões durante os 3 Workshops da ReBentos, 7 reuniões dos GT's, saídas de campo para padronizações, e muito dever de casa.  Os protocolos apresentados neste volume, já foram testados e vêm sendo utilizados pelos grupos de trabalho Bancos de Rodolitos, Costões Rochosos, Estuários, Fundos Submersos Vegetados, Manguezais e Marismas, Praias Arenosas e Recifes Coralinos.
 
Com 20 capítulos e 258 páginas, o livro possui ainda quase uma centena de ilustrações, além de modelos de planilhas e fichas de informações de campo.   
 
Dois professores do IO-FURG colaboraram significativamente nesta obra: 
 
Margareth Copertino é autora principal do Cap. 2 (Monitoramento dos Fundos Vegetados Submersos) e Leonir André Colling é co-autor dos Cap. 11 e 14 (Monitoramento dos Ecossistemas Bentônicos Estuarinos; Monitoramento de Longo Prazo da Macrofauna de Praias Arenosas.  O Cap. 2 possui ainda a colaboração das oceanólogas da FURG Marianna Lanari (aluna de doutorado do PPGOB) e Priscilla Arévalo.
 
 
Esperamos que o volume seja uma referencia nacional e estímulo para o estudo de habitats bentônicos dentro do contexto das mudanças ambientais locais e globais.
 
 
O e-book, de livre acesso, poderá ser acessado no site da ReBentos: http://www.rebentos.org/
 
O link para o e-book, na homepage da ReBentos, direcionará o leitor para o repositório da Biblioteca Digital da Produção Intelectual do Sistema Intergrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo, de onde o arquivo poderá ser baixado.