A FURG e a Szent István University, por meio do professor do Instituto de Oceanografia Mario Roberto Chim Figueiredo, firmaram no dia 8 de junho um acordo de cooperação. A Universidade húngara tem tradição em pesquisas na área de Aquicultura, somando-se aos interesses da FURG em estabelecer acordo que privilegie ações conjuntas no âmbito da pesquisa e do ensino.
Chim esteve na Hungria e representou a FURG em uma comitiva composta por representes da UPF, UFSM, UFRGS. No dia 8, juntamente com os demais, integrou a cerimônia de assinatura de acordos bilaterais, levando o acordo já assinado pela Reitora da FURG, professora Cleuza Dias, para ser assinado pelo Reitor da István University, professor János Töszér. No dia 9, o professor participou do "Second Science Without Borders Conference on Brazilian-Hungarian Academic and Scientific Cooperation", realizado na Budapest Business School. 

Cabe destacar a excelente recepção que a comitiva recebeu por parte dos pesquisadores húngaros, especialmente pelo professor Dr. Béla Urbányi, Diretor da Faculdade de Agricultura e Ciências Ambientais (Faculty of Agriculture and Environmental Sciences), da Szent István University. A maneira como fomos recebidos é o reflexo do interesse do "Institute of Aquaculture and Environmental Safety", especialmente através do "Department of Aquaculture", por atividades em cooperação e intercâmbio com nossos colegas e estudantes de todos os níveis. Ficou claro que eles acompanham nossas atividades e tem pleno conhecimento das potencialidades de nossa Instituição. Ficou evidente que, após o acordo assinado, haverá amplas possibilidades de aprovação de projetos conjuntos de cooperação, com manifesta disposição dos húngaros para a busca, em conjunto, de recursos financeiros.

Maiores informações sobre a instituição húngara podem ser obtidas no endereço: w3.mkk.szie.hu