O professor do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, Rodrigo Kerr, teve artigo publicado na revista - Environmental Management. Intitulado The Western South Atlantic Ocean in a High-CO2 World: Current Measurement Capabilities and Perspectives. O artigo foi publicado recentemente  e traz uma importante revisão do resultado do trabalho da Rede de Pesquisa BrOA, e aborda as questões de Acidificação dos Oceanos nos ecossistemas do oeste do oceano Atlântico Sul, apontando fragilidades e pontos onde a pesquisa nesse tema precisa avançar no país, além de estabelecer as metas a longo prazo para a Rede de Pesquisa Brasileira sobre Acidificação dos Oceanos (BrOA).
 
Os autores que lideram a publicação, Rodrigo Kerr (IO-FURG) e Leticia C. da Cunha (Faoc-Uerj), são os coordenadores BrOA, o projeto faz parte do diretório nacional de grupos de pesquisa do CNPq.  Dentre os autores do artigo destaca-se a participação de professores e alunos dos Programas de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica e em Oceanografia Biológica da FURG.
 
Nesse artigo, os pesquisadores mostraram que a Amazônia Azul carece de observações apropriadas para investigar e determinar os efeitos da acidificação, incluindo ecossistemas costeiros sensíveis, como os recifes de corais, banco de rodolitos (agora duramente afetado pelo acidente com os rejeitos de mineração) e regiões de plataforma continental. 
 
Dentre os efeitos prováveis da acidificação, os autores indicaram mudanças no metabolismo de organismos sensíveis (como corais e algas calcárias) e no funcionamento do ecossistema como fonte ou sumidouro de CO2. Os efeitos da acidificação também podem trazer consequências negativas para o Brasil e os países vizinhos no litoral do Oceano Atlântico, afetando a pesca e o turismo, por exemplo.
 
Os autores apresentaram um panorama da pesquisa sobre acidificação, que vem sendo desenvolvida no Brasil, os avanços e as atuais deficiências na infra-instrutora para estudar este assunto. Para concluir, há uma lista extensa sobre as ações a serem tomadas para progredir no estudo da acidificação e possibilitar o melhor gerenciamento dos ecossistemas dessa região do Atlântico ainda pouco conhecida.