Entre os dias 9 e 19 de Janeiro, doze alunos de graduação (Ciências Biológicas) e três professores da University of Leicester (Reino Unido) estarão em Rio Grande para um curso de verão, organizado por professores do Instituto de Ciências Biológicas (Prof. Duane Fonseca) e do Instituto de Oceanografia (Profa. Grasiela Pinho) da FURG. Durante estes 10 dias, professores e alunos de pós-graduação do IO e ICB ministrarão aulas em campo e em laboratório sobre diversos assuntos, incluindo ecologia de marismas, paleontologia, observação de aves, observação de mamíferos marinhos, saída com a Lancha Larus no estuário, prática de laboratório em  ecotoxicologia, entre outras.
Esta é a segunda temporada deste curso. Esta atividade integra a grade curricular de alunos de Ciências Biológicas da University of Leicester. Ano passado, na “estreia” de Rio Grande no curso, oito alunos vieram. Devido a avaliação altamente positiva da turma inicial, assim como dos professores, este ano a viagem a Rio Grande foi mais concorrida, com doze alunos.
A programação do ano passado será repetida, somente com algumas modificações para melhora da logística.
Na tarde do dia 10/1 haverá uma breve cerimonia de abertura na Sala Estuários do CIDEC-Sul. Nesta oportunidade, uma palestra de boas-vindas (Prof. Duane Fonseca, ICB) será seguida por uma palestra sobre a história da cidade de Rio Grande (M.Sc. Olívia Nery, graduada em História pela FURG), uma palestra sobre os planos costeiros do Rio Grande do Sul (Prof. Cesar Costa, IO) e uma palestra sobre a circulação da Lagoa dos Patos (Prof. Osmar Möller, IO).
As atividades de campo iniciarão (11/1) com uma saída de campo nos marismas da Ilha dos Marinheiros, onde farão amostragens da vegetação e de parâmetros físicos-químicos (Prof. Cesar Costa, IO).
No dia seguinte (12/1), o grupo irá para a ESEC do Taim para a observação da fauna e flora, com especial atenção para a observação de pássaros, hobby extremamente popular para os ingleses. Pernoitarão na ESEC Taim e no dia 13/1 irão para a Praia do Hernemegildo, onde o grupo fará prospecção de fósseis nos Concheiros (Profa. Paula Dias, IO) e observará aves migratórias, mamíferos marinhos e répteis na praia (Dra. Silvina Botta, IO).
No sábado, dia 14/1, o grupo participará de uma atividade científica-ambiental de coleta de lixo na Praia do Cassino (Profa. Maíra Proietti, IO). O lixo será coletado seguindo uma metodologia científica pré-estabelecida e o material será levado para a FURG para quantificação e análise.
Após o domingo livre, na segunda-feira (16/1) o grupo fará uma prática de biologia molecular no ICB (FURG). Nesta prática, os alunos terão a oportunidade de trabalhar na bancada e obter resultados de um biomarcador de poluição ambiental em amostras de peixes coletadas em locais poluídos e não poluídos.
No dia seguinte (17/1), o grupo embarcará na Lancha Oceanográfica Larus e navegará pelo estuário, fazendo coletas de zooplâncton (Prof. José Henrique Muelbert, IO) e parâmetros físico-químicos (Prof. Osmar Moller, IO), em pontos pré-estabelecidos ao longo do canal de acesso. Neste mesmo dia o grupo aprenderá um pouco sobre a história de Rio Grande, com um tour guiado pelo Centro Histórico.
No último dia de curso (18/01), os alunos trabalharão nos dados coletados ao longo de todas as saídas e elaborarão relatórios e apresentações sobre todas as atividades desenvolvidas durante o curso. No dia 19/01 o grupo retorna para a Inglaterra, onde darão continuidade ao trabalho desenvolvido durante o curso na FURG.
Este curso dá continuidade as atividades desenvolvidas no âmbito do Memorando de Entendimento, estabelecido em maio de 2015, entre a FURG e a University of Leicester. Por este Memorando, as duas instituições concordaram em promover e desenvolver a cooperação nas áreas de Ciências Biológicas e Oceanografias Biológica, Física, Química e Geológica, através de programas cooperativos de ensino e pesquisa.