É com satisfação que divulgamos o aceite para publicação do artigo vinculado ao projeto de tese de doutorado da aluna Sanye Saroldoni Guimarães em “Journal of Hazardous Materials”.  
O trabalho intitulado “Are antifouling paint particles a continuous source of toxic chemicals to the marine environment?” aborda um problema ambiental importante no mundo, mas principalmente em países como o Brasil, os quais não apresentam legislação específica para tratar do tema. As partículas de tintas anti-incrustantes são resíduos do processo de limpeza de embarcações, onde a camada antiga de tinta, não mais eficiente para evitar a bioincrustação, é removida para que a embarcação receba uma nova camada de tinta. Esse resíduo gerado nas margens dos ambientes aquáticos, não passa por nenhum processo de manejo em cidades portuárias como Rio Grande, atingindo por consequência, os sedimentos desses ambientes. O presente trabalho é o primeiro a demonstrar a toxicidade dessas partículas de tinta para organismos bentônicos, demonstrando que este resíduo não pode ser negligenciado, visto que ao atingir o ambiente aquático, age como  uma fonte contínua de compostos químicos tóxicos para este ambiente.
A aluna faz parte do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica do Instituto de Oceanografia da FURG. Como co-autores do trabalho estão Fiamma Abreu (também doutoranda do PPGOFQG) e os professores Ítalo Castro (UNIFESP, egresso do PPGOFQG),  Fabio Duarte (UFSM) e Grasiela Pinho (PPGOFQG, orientadora do trabalho).