Realizado de 6 a 8 de junho em São José dos Campos, São Paulo, o I Workshop Brasileiro para Avaliação  de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução do Risco de Desastres  foi organizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais  (CEMADEN)  do Ministério de Ciência e Tecnologia.

 No eixo temático de Educação e Comunicação para Prevenção de Riscos de Desastres, foi premiado na categoria pôster  o trabalho de Raquel Siqueira,  Delvonei Andrade e Ícaro Aronovich da Cunha, os dois primeiros pesquisadores do IPEN (Instituto de Pesquisa em Energia Nuclear da USP)  e o último professor do curso de Gestão Ambiental e do Mestrado em Gerenciamento Costeiro, do IO FURG.

O trabalho comunica resultados de pesquisa sobre o processo de preparação da comunidade dentro do plano de emergência externo da Central Nuclear de Angra dos Reis, para o caso de vazamento nuclear. A pesquisa se orientou pela literatura de comunicação e percepção dos riscos, realizando uma avaliação sobre o nível de informação de multiplicadores do plano e de membros de comunidades locais.

Na discussão a partir dos resultados dos levantamentos realizados, o trabalho oferece recomendações para melhorias no processo de comunicação dos riscos, já que a pesquisa constatou limitações no nível de informação do público e também a necessidade de construir maior confiança em relação ao sistema  organizado e as instituições responsáveis. 

O trabalho é reconhecido como uma contribuição estratégica pela Coordenação do Plano de Emergência Nuclear em Angra, para quem a pesquisa oferece importantes  orientações a serem aproveitadas nas próximas etapas do processo destinado a difundir os procedimentos necessários  em caso de acidente nuclear, a fim de garantir a segurança da população.   O pôster pode ser acessado no site www.hidroviasustentavel.com .