De 13 a 15 de junho, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi representada peloPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Mar (PPG-Mar) no 2º Global Ocean Science Education Workshop, em Paris/França. Na oportunidade, o professor do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, Danilo Calazans, abordou as ações que o Programa desenvolve, com vistas namelhoria do ensino dos acadêmicos.

O docente participou do evento, que é organizado pela Intergovernmental Oceanographic Commission (IOC), como um dos ministrantes do painel “Economia Azul”. Ano passado, Calazans falou sobre as saídas em navios realizadas pelos acadêmicos. Para esta edição do evento, ele preparou uma apresentação sobre os navios construídos que atuam com os estudantes dentro da água. Também foram abordadas em sua fala, questões técnicas e demais atividades desenvolvidas por grupos do PPG-Mar, além da produção de livros didáticos, que são distribuídos gratuitamente para os alunos e que trazem temáticas específicas, como por exemplo, empreendedorismo.

De acordo com Calazans, muitas das ações que já ocorrem no Brasil são novidades ou estão sendo programadas para implantação em nível mundial. “Coisas que só nós fazemos, como as saídas exclusivas para ensinar os alunos. Eles embarcam e veem todas as atividades de um oceanógrafo tem que fazer”, conta. Para o professor, dois momentos foram importantes: o avanço da Universidade em relação às demais instituições internacionais e o respeito destas em relação às atividades desenvolvidas aqui. “Fico contente que é uma atividade nossa e é respeitada no mundo inteiro. Desde o congresso do ano passado, as pessoas cumprimentam nossas saídas e Laboratórios de Ensino Flutuantes”, afirma. 

O congresso contou, ainda, com discussões sobre assuntos marítimos e de pesca, da indústria petrolífera e da contratação de profissionais. Educadores, Institutos de Pesquisa e profissionais ligados a indústria participaram do evento. Na próxima edição, o evento buscará o envolvimento de participantes nas temáticas de políticas ambientais.