No último dia 03, o Google anunciou os projetos acadêmicos vencedores do programa de Bolsas de Pesquisa Google para a América Latina, entre eles um projeto do Instituto de Oceanografia da FURG que pretende desenvolver estações autônomas de baixo custo para medir o impacto das mudanças climáticas nas geleiras.

A edição 2016 do programa recebeu um total de 473 pedidos de financiamento, de 13 países. A partir da avaliação realizada por um grupo de 35 engenheiros do Google com ampla experiência em pesquisas de pós-graduação, foram selecionados 24 projetos, sendo 17 projetos do Brasil, dois do Chile, dois do México, um do Peru, um da Argentina e um da Colômbia. Segundo o diretor de Engenharia do Google Brasil, Berthier Ribeiro-Neto, os projetos são selecionados a partir de critérios como impacto, originalidade, qualidade e adesão às áreas chaves de interesse da empresa. O diretor destaca que o objetivo do programa é valorizar e fomentar as pesquisas e os talentos existentes na América Latina.

O trabalho do IO/FURG é coordenado pelo professor Jorge Arigony-Neto e pelo doutorando Guilherme Tomaschewski Netto, do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica da FURG. O projeto propõe novos métodos para o monitoramento de geleiras através de uma rede de equipamentos de baixo custo e código aberto que permite acompanhar de forma periódica os impactos climáticos nas geleiras, além de transferir remotamente essas informações. Segundo o prof. Jorge Arigony, a ideia para o projeto surgiu através das atividades de campo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) da Criosfera, do qual o IO/FURG é parte, quando os pesquisadores identificaram a necessidade de medir com maior precisão o derretimento na superfície das geleiras, para poder melhorar as estimativas de contribuição dessas para o aumento do nível médio dos mares. O Cientista da Computação Guilherme Netto, que também é professor na Universidade Federal de Pelotas, afirma ainda que a construção dos equipamentos de forma customizada às necessidades do tipo de terreno estudado, dá uma autonomia bastante grande na coleta de informação e um caráter inédito na forma como estas serão coletadas. Com a bolsa do Google, e o novo financiamento recebido pelo INCT da Criosfera para os próximos 5 anos, os pesquisadores esperam poder testar e validar as estações meteorológicas e de medidas de derretimento do gelo nas condições das geleiras da Patagônia e Antártica.