O Instituto de Oceanografia e a Escola de Engenharia da FURG, em conjunto com o Departamento de Engenharia Mecânica da UFRGS, tiveram aprovado o projeto “Desenvolvimento de estruturas de cultivos para águas abertas (“offshore”) com geração própria de energia”, no Edital Programa de Núcleos de Excelência – PRONEX – FAPERGS/CNPq.

Este projeto surgiu de uma demanda do setor de Aquicultura do Instituto de Oceanografia da FURG, que quer expandir os processos de cultivo para regiões longe da costa. Entretanto, o Brasil carece de indústrias que produzam estruturas flutuantes adequadas à produção de peixes, crustáceos e moluscos em mar aberto.

Além de desenvolver estruturas de cultivo “offshore”, o grande diferencial deste projeto é que as mesmas terão tecnologia para a geração própria de energia a partir da força dos ventos e de ondas e de outras fontes renováveis, além de sistemas de automação para controle dos processos de produção e de geração de energia.

Na FURG o projeto será coordenado pelos Profs Waldir Pinto (Laboratório de Interação Fluido-Estruturas – LIFE) da Escola de Engenharia e Paulo Cesar Abreu (Núcleo de Aquicultura e Biotecnologia) do Instituto de Oceanografia. Já na UFRGS o projeto será dirigido pelos Profs. Water Casas (Grupo de Mecânica Aplicada – GMAP) e Eduardo Perondi (Laboratório de Mecatrônica e Controle – LAMECC) do Departamento de Engenharia Mecânica da UFRGS.

O Projeto terá duração de quatro anos e financiamento de R$ 583.600,00