No período de 5 a 9 de junho, a Organização das Nações Unidas (ONU) estará realizando a Conferência dos Oceanos (https://oceanconference.un.org/) em sua sede em Nova York. O evento é dedicado à reuniões para discutir e implementar a Meta de Desenvolvimento Sustentável 14, que trata dos Oceanos.

Várias atividades estão organizadas para a semana, incluindo painéis, mesa-redondas e comemorações referentes ao dia mundial dos Oceanos, que é celebrado em 8 de junho. A Conferência será encerrada com uma Sessão Plenária da ONU com a leitura do Plano de Ações, que definirá condutas para todos os países em relação aos Oceanos.

O Professor José H. Muelbert foi convidado para participar do painel “How scientific knowledge on oceans can contribute to the implementation of national action plans on climate and human-induced changes”. Esse painel é organizada pelo Instituto Interamericano para Pesquisas em Mudanças Climáticas (IAI), pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP) e pela Fundação Cousteau.

Neste painel, especialistas, cientistas e delegados discutirão o conhecimento científico atual, o desenvolvimento tecnológico, as lacunas de financiamento e as contribuições potenciais para a Meta 14, que aborda temas sobre gestão de ecossistemas costeiros e marinhos, acidificação dos oceanos, conhecimento científico e transferência de tecnologia, em um esforço para identificar lacunas de conhecimento e contribuir para planos de ação nacionais para lidar melhor com as mudanças climáticas e antropogênicas nos oceanos.

Além da participação do painel, o Prof. Muelbert também fará um pronunciamento na Sessão Plenária das Nações Unidas no dia 8 de junho, como parte das comemorações do Dia dos Oceanos.

Todo o evento será transmitido ao vivo pelo canal da ONU (webtv.un.org). O painel acontecerá no dia 5 de junho e será  as 10:00h de Brasília.