Entre os dias 8 e 17 de janeiro, sete alunos de graduação (Ciências Biológicas - Zoologia) e três professores da University of Leicester, do Reino Unido, estiveram em Rio Grande para um curso de verão, organizado por professores do Instituto de Oceanografia (IO), Grasiela Pinho e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Duane Fonseca, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Durante os nove dias, professores e alunos de pós-graduação do IO e ICB ministraram aulas em campo e em laboratório.

Esta é a terceira temporada do curso. A atividade integra a grade curricular de alunos de Ciências Biológicas da University of Leicester.

O grupo chegou à cidade na tarde do dia 8/1, quando houve uma palestra de boas-vindas.

As atividades de campo iniciaram na terça-feira (9/1), com uma saída de campo nas marismas da Ilha da Pólvora e Ilha dos Marinheiros sob responsabilidade do professor César Costa (IO-FURG). No dia seguinte, o grupo seguiu para a ESEC do Taim, para a observação da fauna e flora, com especial atenção para a observação de pássaros – hobby extremamente popular para os ingleses. Nesta oportunidade também foram demonstradas técnicas de coleta de insetos, assim como observação da biodiversidade da entomofauna da região. Na quinta-feira (11/1) o grupo seguiu para a Praia do Hernemegildo, onde foi feita a prospecção de fósseis nos Concheiros e observação de aves migratórias, mamíferos marinhos e répteis na praia. Nestas atividades atuaram as professoras do IO-FURG Paula Dias e Silvina Botta, bem como a técnica Débora Diniz.

Na sexta-feira, a programação foi um aula prática em ecotoxicologia e ecofisiologia no ICB que consistiu em experimentos com invertebrados para avaliar os efeitos da exposição à herbicidas e hipoxia no na atividade de algumas enzimas e no comportamento dos animais.

No sábado, o grupo participou de uma atividade científica-ambiental de coleta de lixo na Praia do Cassino. O lixo foi coletado seguindo uma metodologia científica pré-estabelecida e teve como responsáveis do IO-FURG o Dr. Fábio Lameiro, a doutoranda Ana Luzia Figueiredo e a técnica Roberta Barutot. Após, foi feita uma visita guiada pelo técnico Marcelo Okamoto na Estação Marinha de Aquicultura da FURG. Após o domingo livre, na segunda-feira (15/1), o grupo embarcou na Lancha Oceanográfica Larus e navegaram pelo estuário, fazendo coletas de zooplâncton e parâmetros físico-químicos, além da observação de mamíferos marinhos. As atividades foram sob responsabilidade dos professores do IO-FURG Erik Muxagata e Osmar Moller Jr.

No último dia de curso, terça-feira, os alunos trabalharão nos dados coletados ao longo de todas as saídas e elaborarão relatórios e apresentações sobre todas as atividades desenvolvidas durante o curso. Em 17 de janeiro, o grupo retorna para a Inglaterra, onde darão continuidade ao trabalho desenvolvido durante o curso na FURG.

Este curso dá continuidade às atividades desenvolvidas no âmbito do Memorando de Entendimento, estabelecido em maio de 2015, entre a FURG e a University of Leicester. Por este Memorando, as duas instituições concordaram em promover e desenvolver a cooperação nas áreas de Ciências Biológicas e Oceanografia Biológica, Física, Química e Geológica, através de programas cooperativos de ensino e pesquisa.