Uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande – FURG e a Superintendência do Porto do Rio Grande - SUPRG permitirá a instalação do Laboratório de Geotecnologia e Sistemas Cadastrais - Geotec, em sala cedida pela Superintendência à Universidade. O termo de cooperação entre as instituições foi assinado na manhã desta quarta-feira, 1º de fevereiro. O projeto envolve pesquisas sobre as estruturas do Porto e a modelagem tridimensional dessas estruturas. A expectativa, segundo o coordenador do projeto, prof. Glauber Acunha Gonçalves, é que o Porto do Rio Grande se torne referência na qualificação de informação territorial no Brasil. “Será o primeiro porto a ter essas estruturas modeladas disponíveis em rede pública”, afirma. 

Conforme o professor, o objetivo é que os dados sejam disponibilizados não apenas para os funcionários do Porto, mas para qualquer usuário de serviços de pesquisa gratuitos como o Google Earth. Os trabalhos já iniciaram e os pesquisadores esperam concluir até dezembro de 2012 a modelagem geodésica tridimensional de 100% da área do Porto. Prof. Glauber acredita que esse inventário inicial, como ferramenta de gestão, vai permitir concretizar outros interesses do Porto. O Geotec será o primeiro laboratório desse porte no país.

O superintendente do Porto do Rio Grande Dirceu Lopes destaca que, com o laboratório, a FURG oferece ao Porto um instrumento de planejamento e política pública. “O crescimento do Porto passa pela parceria com a Universidade, visando o desenvolvimento sócio-econômico sustentável”. Visando estimular os estudos em parceria, reforçou a intenção de promover um prêmio de inovação tecnológica na área portuária.

Segundo o reitor da FURG, João Carlos Brahm Cousin, a parceria representa a integração entre ensino, pesquisa e inovação. “O Porto tem uma infinidade de demandas. Seremos sempre parceiros nas solicitações”, reforça Cousin sobre o papel da Universidade no desenvolvimento da cidade e região. Para o vice-reitor da FURG, Ernesto Luiz Casares Pinto, a assinatura do termo é um momento histórico. “É algo com que sonhávamos há muito tempo. A FURG só tem essa inserção devido a sua competência, ao quadro altamente qualificado”, ressalta. 

A estrutura oferecida pelo Porto à Universidade já está pronta, faltando apenas a instalação definitiva do laboratório. O Geotec integra as ações do projeto Transáqua, coordenado pela profa Elisa Fernandes, do Laboratório de Oceanografia Costeira da FURG. O Transáqua atua na gestão e segurança de navegação e do transporte aquaviário, envolvendo, além da FURG, as Universidades Federais do Ceará (UFC), de Pernambuco (UFPE) e de Itajubá (Unifei) e a Universidade de Munique-Alemanha, com financiamento da Finep.