A Universidade Federal do Rio Grande – FURG esteve representada por professores e estudantes do Instituto de Oceanografia - IO no Congresso Mundial de Pesca, realizado na cidade de Edimburgo, Escócia, entre 7 e 14 de maio de 2012. Coordenaram os grupos de pesquisas apresentadas os professores Lauro Madureira, Manuel Haimovici e Jorge Pablo Castello. Inúmeros pesquisadores brasileiros de diferentes Estados participaram e contribuíram com apresentações e painéis neste Congresso.

  PROJETO ANCHOITA - cuja apresentação teve formato um tanto diferente, com degustação e apresentação de palestra e vídeo. Conforme o prof. Lauro Madureira, houve repercussão, pois os contatos feitos posteriormente foram muito interessantes. Veja matéria veiculada recentemente na página do IO-FURG:
http://www.io.furg.br/index.php/noticias/41-top-headlines/304-projeto-anchoita-e-destaque-no-congresso-mundial-de-pesca.html

  AQUECIMENTO E FAUNA - O prof. Jorge Pablo Castello, em colaboração com o prof. José Henrique Muelbert (IO-FURG) e colegas de Argentina A. Piola, M. Acha e H. Mianzan, apresentou no mesmo congresso uma exposição oral intitulada “Is the warming of the SW Atlantic (SWA) affecting its biota?". A apresentação se deu na sessão especial “Global marine hotspots network: Physical change, biological impacts and adaptation efforts in regions undergoing comparatively rapid changes “.

  Existem evidências de que a região marinha do sul de Brasil está experimentando um aquecimento de suas águas, o que provocaria alterações na distribuição de sua fauna íctica. Assim foi constatada a presença de cardumes de sardinha brasileira na latitude de Chui e frente a Rio Grande, quando o limite sul de sua distribuição tem sido, durante décadas, o Cabo de Santa Marta Grande, em SC. No entanto, não foram verificadas alterações semelhantes frente à costa argentina.