O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Mar Centro de Oceanografia Integrada (INCT-Mar COI) iniciou suas atividades com um Workshop entre 6 e 8 de agosto em Curitiba. O INCT-Mar COI desenvolverá o projeto "Oceanografia Integrada e Usos Múltiplos da Plataforma Continental e Oceano Adjacente", contemplado no Edital MCT/CNPq/FNDCT Nº 71/2010 – Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia em Ciências do Mar. O COI é coordenado pelo Prof. Dr. Felipe Niencheski do Instituto Oceanográfico-Universidade Federal do Rio Grande e pelo Prof. Paulo Lana do Centro de Estudos do Mar – Universidade Federal do Paraná

O COI é uma parceria de quase uma centena de pesquisadores distribuídos por 9 estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, RJ, ES, BA, PE e AL), muito deles já agrupados em suas respectivas áreas do conhecimento, representando grupos de pesquisas brasileiros, que englobam 15 instituições de ensino superior, dois institutos de pesquisa e um instituto federal de educação tecnológica. O INCT-Mar COI contará ainda com apoio de inúmeras instituições internacionais de renome, confirmando a sua abrangência, influência e excelência técnico-científica. Para a formação de recursos humanos, o INCT-Mar COI é composto por uma rede de instituições acadêmicas, responsáveis por vários cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação e um curso técnico profissionalizante (integrado ao Ensino Médio.

Para implantar e consolidar a rede de instituições e desenvolver pesquisas oceanográficas em mar aberto atuando na vanguarda do conhecimento e contribuindo para a formação de recursos humanos, transferência de conhecimento para a sociedade e para a geração de políticas públicas, o INCT-Mar COI é composto de sete linhas integradas de pesquisa: (1) Valorização dos recursos vivos; (2) Conhecimento dos fundos marinhos: geodiversidade e biodiversidade; (3) Papel dos oceanos nas mudanças climáticas; (4) Formação e Capacitação de Pessoal Qualificado; (5) Transferência de Conhecimento para a Sociedade, para o Setor Empresarial e para o Governo; (6) Formulação de Políticas Públicas; e, (7) Grandes equipamentos e infraestrutura.

A criação do INCT-Mar COI trará outros importantes avanços na área das Ciências do Mar. Dentre eles podemos ressaltar: (i) melhoria significativa da infra-estrutura de pesquisa oceanográfica no Brasil, (ii) emprego de novas tecnologias em Oceanografia, (iii) desenvolvimento e inovação tecnológica, (iv) melhoria na formação e capacitação de futuros profissionais, através de cursos profissionalizantes, de graduação, e de pós-graduação oferecidos pelas instituições co-participantes (v) diminuição das diferenças regionais na capacitação e formação de recursos humanos e (vi) estudos sobre novos estoques pelágicos na plataforma brasileira.

No Workshop de Curitiba foram abordados temas de logística e apoio às atividades de pesquisa científica e formação de recursos humanos exigidas pelo projeto. Três dias de intensas reuniões permitiram uma integração do grupo de líderes de sub-propostas e a definição mais adequada das estratégias de ação que deverão ser seguidas para a execução do projeto.