O cruzeiro GEOVIDE (Geotraces - GA01) foi concluído com êxito em 30 de junho, após 47 dias de navegação no Atlântico Norte de Lisboa (Portugal) a St. John´s (Newfoundland, Canadá) à bordo do N/O Pourquoi Pas. O cruzeiro foi chefiado por Géraldine Sarthou e Pascale Lherminier do IUEM (Brest, França).

A atividade envolveu 40 cientistas de 15 laboratórios de 7 países diferentes, entre eles o pesquisador do Laboratório de Hidroquímica do IO/FURG e do INCT Mar-COI, Leonardo Contreira. Leonardo é bolsista pós-doc da FAPERGS/CAPES.

Os cientistas ocuparam 78 estações, com um total de 163 lançamentos de roseta clássica e 53 de roseta limpa para metais-traço. Bombas in-situ foram utilizadas 25 vezes, o que representa mais de 140 horas de bombeamento. Um testemunhador foi lançado 11 vezes, e uma rede de coleta de plâncton foi utilizada 9 vezes. 60 XBTs foram lançados, e 17 flutuadores foram implantados. Além disso, 140 amostras de superfície foram coletadas ao longo do trajeto, bem como 18 amostras de aerosol e 10 de água da chuva.

A área de estudo é fundamental para o clima da Terra e as distribuições de elementos-traço e isótopos nesta região são pouco conhecidas. O cruzeiro visa reduzir incertezas sobre a circulação do oceano e fornecer novas informações sobre os fluxos de elementos químicos. Assim oceanografia física e biogeoquímica serão acoplados, fundindo observação e modelagem.

Outras informações sobre o cruzeiro estão disponíveis em: http://www.geotraces.org/news-50/news/116-news/895-forthcoming-departure-of-french-geovide?acm=897_328
Um blog cruzeiro está disponível em:http://geovide.tumblr.com