Estudo realizado pela Oceanografia Biológica da FURG mostra como o pulso hidrológico pode promover a conectividade trófica entre diferentes compartimentos (marinho, estuarino, doce) de um ecossistema costeiro. Além de avançar o entendimento dos fluxos de matéria e energia entre teias alimentares de ecossistemas costeiros, o estudo fornece informações sobre a relevância ecológica dos pulsos de inundação em lagunas costeiras e suas implicações para a gestão de áreas protegidas, como o Parque Nacional da Lagoa do Peixe no extremo sul do Brasil.

A pesquisa foi publicada hoje na revista Marine Ecology Progress Series e foi elaborado pelo Laboratório de Ictiologia do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, em parceria com outros laboratórios no Brasil (Ecologia do Fitoplâncton e de Microorganismos Marinhos, IO-FURG e Centro de Isótopos Estáveis - UNESP) e exterior (Texas A&M University e University of North Texas).

Maiores informações no link: http://www.int-res.com/abstracts/meps/v567/p17-28/

Interessados em obter uma cópia do trabalho, solicitar diretamente com os autores (amgarcia.ictiofurg@gmail.com) ou via Messenger no facebook (Alexandre Garcia)