O Instituto de Oceanografia da FURG promove a realização do VII Encontro da Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios – SBEEL, que ocorrerá de 07 a 12 de agosto de 2011, no Centro Integrado de Desenvolvimento Oceânico e Costeiro (CIDEC-Sul) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com o tema central "Os tubarões e as raias como patrimônio vivo do Brasil". Detalhes da programação disponíveis em: www.viisbeel.org.br.

 

Durante as últimas décadas, várias espécies de tubarões e raias têm sofrido drástico declínio populacional e se encontram em crítico risco de extinção. Dentre os principais fatores associados a este fenômeno destacam-se a destruição do habitat e o aumento global da pesca. Poucos anos atrás se discutia se espécies de elasmobrânquios deveriam entrar em listas de espécies ameaçadas. Neste momento, o foco mudou para uma nova pergunta: o que fazer para que estas espécies saiam de uma situação de risco de extinção? Diante desse contexto, o VII Encontro da SBEEL terá como tema central: “os tubarões e as raias como patrimônio vivo do Brasil”, visando analisar o estado da arte e perspectivas futuras da pesca e pesquisa de elasmobrânquios no Brasil. O VII Encontro da SBEEL contará com a participação de renomados cientistas brasileiros e estrangeiros participando de palestras, simpósios, mesas redondas e mini-cursos.

 

Na condição de sede do VII Encontro da SBEEL, o IO da FURG, mais uma vez promove o encontro de cientistas e estudantes das ciências do mar do Brasil e dos países vizinhos, desta vez gerando intensa troca de conhecimentos sobre elasmobrânquios, o que certamente resultará num evento de excelência acadêmica.

 

Breve histórico da SBEEL: A SBEEL nasceu a partir do Grupo de Trabalho sobre Pesca e Pesquisa de Tubarões e Raias no Brasil (GTPPTR) que, desde 1985, reunia-se em encontros bianuais para discutir e divulgar os resultados das pesquisas sobre essa fauna. Na VII Reunião do GTPPTR em 1995 na FURG, esse grupo de trabalho decidiu assumir o status de Sociedade, o que ocorreu efetivamente em 1997, quando a SBEEL foi oficialmente fundada e seu primeiro encontro realizado na cidade de Ilhéus-BA. Na atualidade, a SBEEL, junto as suas congêneres, sociedades americana e européia para o estudo de elasmobrânquios, formam os maiores foros de discussão sobre o tema em todo o mundo, formando opiniões, propondo ações e com isso auxiliando nas tomadas de decisões e elaboração de políticas públicas.