Dando continuidade ao Almoço com Ciência teremos nosso 6º encontro nessa sexta-feira (16) as 12:30h na sala de reuniões do IO com a palestra da Dra Rosane Gonçalves Ito. Segue abaixo título e um breve resumo do conteúdo a ser abordado.

"Distribuição da pressão parcial do CO2 oceânica no contexto das mudanças climáticas".

Atualmente, estima-se que a absorção de CO2 atmosférico pelo oceano esteja na faixa de 2,0x10^9 toneladas de carbono por ano.  Devido às incertezas atuais, têm sido realizadas muitas medidas relativas à distribuição de CO2 no oceano nas últimas duas décadas. O fundamento desta quantificação se faz pela determinação da pressão parcial do CO2 na superfície marinha e atmosfera e dos cálculos de fluxos líquidos de CO2 na interface destes reservatórios. O resultado dessas medidas tem mostrado que raramente existe equilíbrio termodinâmico entre a
atmosfera e o oceano e que os valores obtidos na superfície marinha são influenciados por uma grande variedade de processos, sejam eles físicos ou biológicos. Estimativas destes parâmetros, obtidas em escalas regionais, contribuem para a compreensão do ciclo global do carbono oceânico, tanto na elucidação dos processos que afetam a variação do CO2 marinho, como de sua suscetibilidade às mudanças climáticas.