A Profa. Clarisse Odebrecht, do Instituto de Oceanografia da FURG, é a representante Brasileira do “Working Group (WG) 137: Global Patterns of Phytoplankton Dynamics in Coastal Ecosystems: Comparative Analysis of Time Series Observations”, estabelecido no âmbito do Scientific Committe on Oceanic Research –SCOR da UNESCO.

Este grupo de trabalho foi criado para identificar e caracterizar os efeitos nas comunidades fitoplanctônicas (microalgas) em ambientes estuarino e costeiros decorrentes das mudanças climáticas globais e das ações humanas que alteram a entrada de nutrientes e a eutrofização destes ambientes. O grupo se propõe a examinar estes efeitos ao longo de gradientes geográficos e climáticos a partir da comparação de diferentes conjuntos de dados regionais sobre o fitoplâncton marinho. A FURG é um dos poucos locais no hemisfério Sul que mantem um monitoramento de longa-duração do fitoplâncton (desde 1987), participando desde 1997 do Programa Ecológico de Longa Duração (PELD) do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação.

Os pesquisadores participantes do WG 137 já se reuniram em outubro de 2010 em Hangzhou, na China e a próxima reunião ocorrerá de 27 a 30 de setembro em Sorento, na Itália, onde a Profa. Clarisse apresentará a palestra “Phytoplankton of the Patos Lagoon estuary: A short long (hi)story”.