Nos dias 21 e 22 de Setembro de 2011 foi firmada a Aliança Global para Amostragem Contínua de Plâncton (Global Alliance of CPR Surveys – GACS) durante workshop realizado em Plymouth, na Inglaterra.


O Amostrador Contínuo de Plâncton (Continuous Plankton Recorder – CPR) vem sendo utilizado desde 1931 em rotas regulares de Navios de Oportunidade (Navios Cargueiros, Porta-Containers, Supercargueiros “RO-RO”) e de pesquisa no Atlântico Norte. Através de dados obtidos com o CPR neste período de 78 anos foi possível observar mudanças na distribuição biogeográfica e na fenologia de várias espécies assim como a introdução de espécies invasoras, florações de algas nocivas (HABs). O CPR tem sido um dos principais instrumentos para avaliar a influência de mudanças climáticas e acidificação dos oceanos no ecossistema marinho. Esta aliança tem como objetivo estudar as mudanças sobre a biodiversidade do plâncton em uma escala global tendo como metas:

  • Desenvolver um banco de dados de CPR global.
  • Dar suporte técnico na formação e desenvolvimento de novas iniciativas.
  • Produzir relatórios ecológicos sobre a biodiversidade planctônica global.
  • Criar uma interface entre a biodiversidade planctônica gerada pelo CPR com outros programas de observação global dos oceanos.

O GACS foi formado por representantes da Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Japão, Canadá, Estados Unidos e Brasil, países que já mantém ou pretendem estabelecer pesquisas com o Continuous Plankton Recorder (CPR) e acompanhado pela presença de representantes da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI), Associação Global para a Observação dos Oceanos (POGO), Comitê Científico para Pesquisas Antárticas (SCAR) e Centro de Estudos Ambientais do Pacífico (PICES). O Brasil esteve representado pelo Professor Erik Muxagata do Instituto Oceanográfico da Universidade Federal do Rio Grande – IO-FURG, que integrou o conselho do GACS e pretende estabelecer um programa de CPR no Brasil em parceria com outras Universidades Brasileiras.