Cerca de 100 pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação dos cinco continentes se reuniram em Málaga, Espanha, no 9th Workshop Internacional do Group of Aquatic Primary Productivity (GAP) para estudar o impacto das mudanças climáticas na produção primária marinha. Evidências científicas mostram que os mares do planeta estão se tornando mais quentes e ácidos, com uma previsão de aumento da temperatura dos oceanos em até 4 graus Celsius e uma redução do pH em até 0,6 unidades.

   O 9th GAP Workshop foi organizado pela Universidad de Málaga e o Instituto Español de Oceanografía, com a participação de membros da Sociedade Internacional de Limnologia. A delegação brasileira de cientistas foi representada pelos pesquisadores Dra. Cristina Nassar (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Dra. Fungyi Chow (Universidade de São Paulo), Dr. José Bonomi Barufi (Universidade Federal de Santa Catarina), Dra. Margareth Copertino (Universidade Federal do Rio Grande), Dr. Moacir A. Torres (Universidade do Estado de Santa Catarina), e o doutorando Rodrigo Mariath (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

   A reportagem pode ser lida na íntegra em http://www.ib.usp.br/IB/index.php?option=com_content&;view=article&id=1389:as-algas-na-mira-de-estudos-do-impacto-das-mudancas-climaticas-globais-nos-oceanos&catid=126:noticias-do-ib