Pesquisadores de países latino-americanos – incluindo o Brasil – e europeus publicaram um artigo na revista Global Change Biology no qual dão uma série de recomendações para o desenvolvimento de uma agenda científica e política sobre os impactos das mudanças ambientais e climáticas globais e regionais em ecossistemas costeiros marinhos na América Latina.

O estudo, coordenado por Alexander Turra, professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), conta com a colaboração da Profa. Margareth Copertino do IO-FURG.

O trabalho é uma contribuição da Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos), apoiada pela FAPESP no âmbito de um acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para consolidação do Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade (Sisbiota), e vinculada à Sub-Rede Zonas Costeiras da Rede Clima (MCT) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC).

Maiores informações sobre o artigo podem ser lidos na Revista Fapesp (http://agencia.fapesp.br/17139), e o o artigo Global environmetnal changes: setting priorities for Latin American coastal habitats(doi: 10.1111/ gcb.12186), pode ser lido em onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/gcb.12186/abstract