O Professor Felipe Niencheski, do Instituto de Oceanografia da FURG, foi aceito pelo Conselho do Skidaway Institute of Oceanography (SkIO) como “Adjunct Faculty Member” em função de suas atividades acadêmicas e de interação com professores e programas do SkIO.

   Desde 1991, quando Niencheski realizou seu Pos Doc no SkIO, existe uma forte cooperação cientifica com pesquisadores da University System of Georgia, em especial com Herbert Windom, Richard Jahnke, Dick Lee, Clark Alexander and Jay Brandes. Vários projetos financiados pela NSF e pelo CNPq foram desenvolvidos na Lagoa dos Patos, seu estuário e plataforma continental, na Patagônia Argentina e na South Atlantic Bight.

   A cooperação entre a FURG e o SkIO foi formalizada em 2001 e a partir daí, são regulares as visitas de Niencheski ao SkIO e pesquisadores de lá ao Brasil.

  Ao longo dessas duas décadas de trabalhos em conjunto foram publicados 25 trabalhos científicos e atualmente, esses professores estudam os processos biogeoquímicos que ocorrem no estuário subterrâneo ao longo da costa sul do Brasil e costa sudeste dos EUA.