O Prof. Rodrigo Kerr do IO-FURG foi contemplado com auxílo da FAPERGS no Edital Jovem Pesquisador Gaucho. Seu projeto  "Estudo dos processos físicos e biogeoquímicos que controlam a troca de carbono na interface ar-mar e acidificação das águas na região de talude continental do Atlântico Sul" (EstARte-Sul), está inserido dentro das atividades do recém-criado "Grupo de Pesquisa Brasileira em Acidificação dos Oceanos" (www.broa.furg.br).

   Este projeto tem por finalidade principal investigar os processos físicos e biogeoquímicos controladores das trocas de carbono na interface ar-mar na região de quebra de plataforma e talude continental da costa sul e sudeste brasileira (oceano Atlântico Sul), com ênfase no estudo dos aspectos relacionados à acidificação dos oceanos. Para tal, cruzeiros oceanográficos em épocas distintas do ano, previstos no âmbito do Projeto "Avaliação da Distribuição e Abundância de Cetáceos no talude e plataforma externa do sudeste-sul do Brasil: uma abordagem ecossistêmica (TALUDE)", serão utilizados para a obtenção de amostras biológicas e medição de propriedades físicas e químicas da água do mar, necessários para a compreensão das trocas de carbono na região de estudo.

   O resultado será divulgado no fim do mês - http://www.fapergs.rs.gov.br/upload/20131011153828edital_01_2013_pqg_lista_de_resultados_preliminares.pdf