Ecossondas são aparelhos que transmitem e recebem ultrassom. As mais sofisticadas são utilizadas na pesquisa oceanográfica, tanto biológica quanto geológica. Na pesquisa pesqueira são aplicadas tradicionalmente na quantificação de estoques de peixes, no mapeamento, identificação e estudos comportamentais do zooplâncton e micronecton. Informações sobre características do substrato marinho são também registradas por estes equipamentos, permitindo a elaboração de mapas do relevo e da faciologia do fundo.

Pesquisas recentes mostram que o uso de multi-frequências em ecossondas científicas melhora a qualidade das estimativas de biomassa de estoques, uma vez que podem ser utilizadas para identificar as espécies detectadas. Com o objetivo de dotar o N.Oc. Atlântico Sul de um moderno equipamento acústico foram instalados três novos transmissores/receptores no casco, durante as últimas obras realizadas no estaleiro. Com esta instalação o navio passou a contar com cinco transmissores/receptores de som, acoplados a cinco processadores do mais moderno sistema do fabricante SIMRAD Konsberg. O equipamento instalado representa a ultima geração de ecossondas científicas, denominada EK 60, que substitui a versão anterior EK 500 que por sua vez substituiu a EK 400, que veio para a troca da EKS 120. Assim, ao longo do tempo foram utilizados 4 gerações de equipamentos acústicos científicos no N.Oc. Atlantico Sul, em 30 anos de pesquisas na área de acústica marinha da FURG.

Neste período foram navegadas dezenas de milhares de milhas e obtidos dados da coluna de água e do fundo ao longo de projetos como AREPE, ATEDE, ECOPEL, Talude, Bonito, Ecosar, REVIZEE, Sardinha, Anchoita, OGX, Mamíferos, entre outros. Devido a capacidade instalada a bordo do N.Oc. Atlântico Sul, em termos de acústica, o navio já foi requisitado para trabalhos em ¾ da costa brasileira, além das distantes ilhas de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha e Atol das Rocas.

Entre os dias 7 e 11 de junho deste ano foi realizada a calibração das frequências de 18, 38, 70, 120 e 200 kHz, deixando o equipamento pronto para sua plena utilização. Esta calibração foi feita em enseadas da Ilha de São Sebastião (SP) onde são encontradas condições adequadas de abrigo e profundidade.

A compra das Ek 60 foi financiada em parte pelo Projeto: “Prospecção acústica com ecointegração e coletas de ovos e larvas de peixes em área sob perfuração de petróleo”, FURG- Empresa OGX Petróleo e Gás Ltda.

As frequências e processadores complementares foram financiados pelo Projeto: “Mapeamento dos habitats de recursos pesqueiros colapsados no sul do Brasil e em expansão, para o camarão carabineiro a sueste do Cabo Frio”, FINEP-FURG.