Neste início de setembro, na cidade de Curitiba, aconteceu o “XIV Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia”, o mais importante da área no país. Neste evento participaram três alunas do laboratório CONECO do IO-FURG, envolvidas com a ecotoxicologia e que desenvolvem suas pesquisas sob orientação da Profa. Grasiela Pinho.

Ana Paula dos Santos (aluna de IC - Biologia Bacharelado da FURG) participou com uma apresentação oral intitulada “Avaliação da toxicidade de partículas de tintas anti-incrustantes presentes no solo para Eisenia andrei (ANNELIDA-CLITELATA). (Autores: Ana Paula dos Santos, Sanye Guimarães; Flávio Manoel da Silva Jr; Grasiela Pinho)”, explorando a problemática dos solos dos estaleiros as margens do Estuário da Laguna dos Patos.

Martina Rossato (aluna de doutorado - PPGOFQG da FURG) participou primeiramente com uma apresentação oral intitulada “Distribuição e cinética do composto anti-incrustante Tributilestanho no gastrópode Buccinum undatum. (Autores: Martina Rossato, Claude Rouleau, Grasiela Pinho), ampliando os conhecimentos que envolvem o uso de gastrópodes como bioindicadores ambientais da contaminação por TBT.

Sanye Guimarães (aluna de doutorado - PPGOFQG da FURG) participou primeiramente com uma apresentação oral intitulada “Partículas de tintas anti-incrustantes: uma fonte singular de toxicidade para organismos bentônicos. (Autores: Sanie Soroldoni, Samantha Silva, Ítalo Castro e Grasiela Pinho), explorando a problemática das partículas de tinta produzidas nos estaleiros, ao atingirem os sedimentos estuarinos.

No último dia de congresso, foram reunidos na Sessão Especial “Panorama atual das pesquisas relacionadas as tintas anti-incrustantes no Brasil” os principais nomes do país no tema. Entre eles estavam novamente as alunas Martina e Sanye apresentando aspectos de suas teses de doutorado: “Avaliação do potencial tóxico dos metais lixiviados das partículas de tintas anti-incrustantes (Sanye Guimarães)” e “Gastrópodes como bioindicadores da contaminação por organoestânicos: considerações importantes (Martina Rossato)”.

O congresso foi um evento importante para a troca de informação entre pesquisadores da área, bem como para a divulgação das atividades de pesquisa realizadas no laboratório. Cabe ressaltar que Martina foi premiada no evento como “melhor apresentação oral”, reforçando a qualidade e importância do trabalho realizado pelo grupo. O laboratório segue aberto para novos alunos de graduação, mestrado e doutorado que tenham entusiasmo para trabalhar no tema.