O primeiro curso de Oceanografia do Brasil chega a mil profissionais formados. A marca foi alcançada na manhã desta quarta-feira, 20, pelo curso de Oceanologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Anna Caroline Dantas Lino de Jesus, 23 anos, recebeu o diploma de número mil em solenidade de outorga de grau realizada no Gabinete do Reitor, às 11h. 

A solenidade foi conduzida pelo reitor João Carlos Brahm Cousin, também oceanógrafo formado pela FURG. A coincidência e o destaque que a mulher vem conquistando no País marcaram a fala do reitor. “Quando eu imaginaria que chegaria a ser reitor da FURG e formar a oceanógrafa de número mil, minha colega”, ressaltou. 

Anna Caroline recebeu o diploma das mãos do coordenador do curso Luiz Carlos Krug. Ele lembrou que nessas mais de quatro décadas os oceanógrafos formados pela FURG espalharam-se pelo Brasil e pelo mundo. “São exemplos de formação de qualidade e motivo de muito orgulho para a Instituição”, completou. 

A formanda, por enquanto, não pensa em sair de Rio Grande. Quer continuar na academia e tentar vaga em curso de Mestrado na Instituição. Anna Caroline ingressou na FURG em 2006. Natural de Vitória-ES e caçula de uma família de três irmãos, foi a única a deixar a cidade e a família para estudar– os dois irmãos mais velhos se formaram pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). 

O sonho de concluir um curso superior foi o primeiro de muitos, como ela fez questão de dizer durante a colação. “Se cheguei à milésima formanda foi porque Deus quis. Quem vem de longe passa por alguns percalços, vencidos pelas condições que o curso oferece”, destacou, agradecendo a todos que incentivaram seus estudos, como a família e o noivo Elder, que, em horário de trabalho, não pode assistir à colação. Na solenidade, Anna Caroline foi acompanhada pelos pais Anna Angélica e Moacir, e pelos pais do noivo, Walter Luiz e Maria Martins. 

A outorga de grau foi prestigiada pelo representante da primeira turma de formandos de Oceanologia, o professor Raul De Bem Junior, que recebeu o diploma em 1974. Também estavam presentes na solenidade o coordenador adjunto Luiz Felipe Cestari Dumont, o professor Danilo Calazans, representando a direção do Instituto de Oceanografia da FURG e os pró-reitores de Graduação, Cleuza Dias, de Pesquisa e Pós-Graduação, Danilo Giroldo, e de Assuntos Estudantis, Darlene Pereira. 
Em 2010, o curso de Oceanologia da FURG comemorou 40 anos, durante o 4º Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO), realizado em maio no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico (Cidec-Sul), Campus Carreiros da Universidade.