A embarcação “Tazo”, da Ilha dos Marinheiros, liderada por Igor de Freitas, foi a vencedora da Carreira de Caícos, realizada neste sábado, como parte da programação da 13ª Festa do Mar e organizada pela equipe da Museu Oceanográfico da FURG. O forte vento não impediu a competição, mas prejudicou um pouco a performance de alguns participantes que não chegaram a concluir o percurso.
Às 15h45min foi dada a largada, com 11 caícos, em frente aos pavilhões do Porto Velho e várias embarcações de apoio, garantindo a segurança dos competidores e assistentes. Mais uma vez, as velas dos caícos, normalmente utilizados na pesca artesanal, deram um colorido especial à tarde de sol.

Após cerca de 50 minutos de navegação, o “Tazo” cruzou a bóia em primeiro lugar, deixando para trás os cinco caícos que ainda competiam, superando as rajadas de vento. Igor de Freitas, que há oito anos participa das carreiras, diz que todo o êxito se deveu ao “comandante” Luis, de 70 anos, também pescador “e que entende tudo de navegação”. Em segundo lugar chegou o caíco “Pode ser” e, em terceiro, o “KLB”.

Para o diretor do Museu Oceanográfico, Lauro Barcellos, tudo correu muito bem, apesar do vento forte e deve se repetir na próxima Festa do Mar, com ainda maior participação dos ilhéus e pescadores, que reafirmam, desta forma, a tradição marinheira da cidade.