O desenvolvimento de esquemas de proteção ambiental das águas da zona costeira é uma frente na qual estamos atrasados como País, quando vão se multiplicando os empreendimentos de exploração de recursos nos espaços marinhos.

Com essa visão, a exploração de informações sobre a movimentação de cargas na hidrovia das lagoas levou a identificar a oportunidade de uma iniciativa de estudos, formação e extensão, que ocasionou a organização do I Workshop Hidrovias Sustentáveis, de 6 a 8 de março.

O interesse dos vários atores econômicos e institucionais, bem como dos pesquisadores que trouxeram suas contribuições durante o evento, anima a expectativa de articular um projeto que explore as possibilidades de aproveitar o impulso de uma logística mais sustentável para uma parcela das cargas destinadas a Rio Grande, para alavancar outras dinâmicas amigáveis do ponto de vista ambiental, inclusive ao apoiar a consolidação de esquemas de resposta a desastres ambientais no mar de dentro.  

Todo o registro dos trabalhos do workshop está disponível no site de apoio ao projeto, e pode ser acessado no link      hidroviasustentave.wixsite.com/site  .

O material é útil para subsidiar estudos e pode estimular um diálogo sobre possibilidades de colaboração entre diferentes grupos de pesquisa, em torno dessa temática.