Especialização Gratuita em Cultura Oceânica e Sustentabilidade
Formação transformadora para professores da Educação Básica
Brasil lança curso gratuito e EAD para educadores
O Brasil dá um passo estratégico na consolidação de políticas educacionais voltadas à sustentabilidade com o lançamento da especialização lato sensu “Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica”.
Ofertado gratuitamente e na modalidade a distância, o curso visa formar professores para integrar os princípios da Cultura Oceânica às práticas pedagógicas de forma transversal, interdisciplinar e crítica.
A formação é promovida por instituições renomadas, como UFPA, UECE, UFPE, UFAL, UNIFESP, UFSC e FURG, com apoio da Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica, UNESCO, MCTI e Programa Escola Azul.
Com carga horária de 360h ao longo de três semestres, o curso abrange temas como letramento oceânico, mudanças climáticas, economia azul, biodiversidade e educação ambiental crítica, promovendo também a produção de materiais educacionais inovadores e de livre acesso.

Esta iniciativa integra a Década do Oceano da ONU, e dialoga com o Projeto de Lei 5160/2023, que propõe incluir a Cultura Oceânica nos currículos do Ensino Fundamental e Médio. Ao todo, são mais de 150 polos em todas as regiões do Brasil.
📄 Baixar arquivo completo (PDF) 📝Quero participar!