FURG amplia excelência científica com aprovação de dois novos INCTs no Instituto de Oceanografia

Projetos somam R$ 22 milhões em investimentos e reforçam liderança nacional da universidade em ciências oceânicas e antárticas.

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) celebra uma importante conquista científica com a aprovação de duas novas propostas no Edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) de 2024. Divulgado pelo CNPq no dia 30 de junho de 2025, o resultado final contempla dois projetos ligados ao Instituto de Oceanografia (IO), que juntos capitalizam um investimento de aproximadamente R$ 22 milhões.

Os novos institutos terão suas atividades fortemente ancoradas no Laboratório de Estudos dos Oceanos e Clima (LEOC) e no Centro de Estudos Oceanográficos e Climáticos (CEOCEAN) do IO-FURG.

O primeiro projeto aprovado é o INCT-REnomo (Rede de Monitoramento Oceânico), coordenado pelo Prof. Carlos Garcia. A iniciativa visa fortalecer e expandir o monitoramento dos oceanos, uma área estratégica para o Brasil e para a compreensão das mudanças climáticas globais.

Imagem do prédio do LEOC

O segundo é o INCT da Criosfera, que neste novo ciclo comemora 20 anos de existência desde sua criação no primeiro edital dos INCTs, em 2008. O projeto é coordenado pelo Prof. Jefferson Simões (UFRGS) e tem o Prof. Mauricio Mata, do IO-FURG, como Vice-coordenador geral. O instituto é referência internacional em pesquisas sobre as massas de gelo e sua relação com o sistema climático.

Essa conquista se soma ao INCT em Biodiversidade da Amazônia Azul (Mar-Amaz), sediado na FURG desde 2022 e coordenado pelo Prof. Eduardo Secchi, também do IO. Com três Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, o Instituto de Oceanografia da FURG consolida sua posição como um dos mais importantes polos de pesquisa em ciências do mar do país.

Rio Grande, RS – 17 de julho de 2025. © Universidade Federal do Rio Grande (FURG)