Sobre o Laboratório

O Laboratório de Geoquímica integra o Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande e está localizado no prédio de Oceanografia Geológica.

Desenvolve pesquisas voltadas ao estudo dos processos geoquímicos sob a perspectiva da geoquímica ambiental, atuando também na formação de recursos humanos por meio de programas de pós-graduação, iniciação científica e projetos de interesse acadêmico e aplicado.

O laboratório mantém intercâmbios e convênios com instituições no Brasil e no exterior, além de prestar assessoramento técnico-científico, seguindo as diretrizes da Universidade.

Áreas de atuação: Geoquímica ambiental, geoquímica marinha e hidrogeoquímica, geoquímica de processos de zona de supergênese, biogeoquímica e avaliação de impacto ambiental.

Projetos em destaque

Geoterritórios Invisíveis

Avaliação do background de Elementos Terras Raras, Tório e Urânio em sedimentos das lagunas gaúchas para caracterização geoquímica e diferenciação entre fontes naturais e antropogênicas.

Depósitos subaquáticos de resíduos industriais

Investigação sobre a presença e impactos do fosfogesso no estuário da Laguna dos Patos, com foco em mobilidade de elementos radioativos e contaminantes associados.

Contribuições e impacto

As pesquisas do Laboratório de Geoquímica contribuem para o entendimento e mitigação de impactos ambientais, fornecendo subsídios para gestão costeira, monitoramento ambiental e políticas públicas.

Nota editorial: este perfil foi gerado a partir das informações submetidas pelo Laboratório de Geoquímica à campanha "Laboratórios em Foco".